quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O segredo do meu irmão, do autor gaúcho Cássio Pantaleoni.


Abaixo vou colocar a sinopse do livro, surpreendente,dinâmico e com tema bem atual bullying virtual, entre outros. As turmas 91 e 81 farão a leitura e terão o prazer de conhecer o autor (ui que chique).   






  Sinopse: O tempo é pouco. As batidas na porta anunciam que alguém quer entrar. Ela já se decidiu: vai contar tudo, mas não quer ser interrompida. A história daquele segredo também é a sua história. E ela precisa muito resolver aquele assunto.









12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei o livro muito interessante , um livro ''difícil'' de entender,porém maravilhoso.Eu achei muito sentimental a parte que ela se mata pra ir com o irmão dela. Patricia já era meio ''suicida'' por tudo que aconteceu na vida dela,sobre o bullyng,o vídeo,a morte do irmão.Sua vida em casa não era muito fácil,seu pai desempregado que parecia um zumbi.Seu irmão tinha um segredo para falar, pois ele entregava droga, isso era um serviço fácil, mas não era bom, pois era crime, e ela ficou muito aborrecida , triste e com raiva.Mas no final foi inesperado.

    ResponderExcluir
  3. esse livro ´´O segredo do meu irmao´´´e um livro bem bom embora a linguagem seja dificil. Esse livro retrata o bullying os ´´videos´´ e ´´fotos´´ que as vezes sao por brincadeiras bobas,zoacao,com os outros vai para a internet e essas pessoas que postam nao sabem da vergonha que os outros passam. Esse livro tambem retrata bem a uniao em familia por que ela se matou para ir com o irmao (Erica, Lidyane, mayara e Scarlet)

    ResponderExcluir
  4. Nós achamos o livro meio confuso no seu começo que na verdade era o final . Mas depois de saber , mais fatos sobre o livro teve aquele gostinho de ''Quero mais'' . Com o passar da história vamos começando a descobrir e entender a ideia do autor . Achamos a história meio forte , algo marcante para a vida dos personagens e algumas coisas achamos que é algo muito comum que esta acontecendo ultimamente , como o vídeo que Carlos Eduardo postou na internet . E sobre Patricia ter se matado para ficar junto com seu irmão (Lucas) , foi algo que deu um sentido a mais na história , e foi algo muito interessante , e foi legal de imaginar todo aquele fato que aconteceu na vida deles . Gostamos que o irmão tentou ajudar o pai de qualquer forma , mas escolheu o pior caminho , e infelizmente resultou em sua morte .
    NOMES : Carlos Eduardo , João Pedro , Leonardo e Maria Clara .
    TURMA : 81

    ResponderExcluir
  5. O nosso grupo achou a história do livro interessante, ficamos um pouco confusos no começo. por iniciar a história um pouco diferente dos outros livros.
    Gostamos de um dos assuntos abordados no livro, que é o Bullying, por ser um fato que ocorre muito no nosso dia-a-dia e que acontece com crianças, jovens e com variadas outras pessoas. Mostra também como a pessoa que é o alvo do Bullying sofre muito mais do que imaginamos com as "agressões".
    Outro fato que nós achamos curioso foi, na nossa opinião, o uso de metáforas. Não entendemos qual foi a intenção do autor ao contar sobre o homem que carregava o colchão, se ele fazia aquilo por amar a família e desejar só o bem dela, ou ele estar dando mais valor as coisas materiais, e não estar dando valor a família, que é o que realmente importa.
    Nós concluímos que o livro quis passar várias mensagens, entre elas a principal, que não devemos trair a confiança de quem amamos, assim como Lucas fez com Patricia, porque isso pode destruir uma vida.
    Turma - 81
    Nicole de Oliveira, Eduarda S. Pacheco, Maria Eduarda e Bárbara

    ResponderExcluir
  6. O Segredo Do Meu Irmão - Cássio Pantaleoni.
    Nos fez refletir sobre o bullying,e ver que nem todo mundo tem intenções boas.
    Tem partes que despertam a curiosidade, tipo no começo a maiores perguntas eram: Quem era Patricia?; Qual era o grande segredo de Lucas?; Com o que a Glorinha gastava seu dinheiro?.
    Nos dias de hoje é mais normal ver , oque não era pra ser, menores de idade vendendo drogas, praticando bullying...
    Ela passou por coisas muito fora do mundinho dela, como: a decepção, o desemprego do pai, os segredos do irmão.
    Por fim, o Lucas morreu em função de seu segredo; a Patricia era ela mesma. Só não entendemos direito qual era o segredo da Glorinha.
    E no final ela ficou louca com toda essa pressão emocional, tão louca que começou a conversa com ela mesmo e acabou se matando pra encontar o Lucas.
    É um ótimo livro, porém as vezes meio confuso, mas a leitura é traquila e retrata coisas que acontece no dia a dia de muitas pessoas. Recomendamos.

    Nomes: Luiza Moreira e Maria Eduarda Zimmer
    Turma: 91

    ResponderExcluir
  7. O segredo do meu irmão. Cássio Pantaleoni.
    O livro é bom, tem uma linguagem meio confusa. Não da pra entender muito bem o começo, e pra quem não gosta de ler ou não lê muito, vai querer ler até o final pra descobrir qual é o segredo do Lucas.
    Não da pra saber com quem a irmã do Lucas está falando no começo, só no final tu descobre quem é e isso é bom, porque tu vai querer ler até o final pra descobrir e vai gostar.
    Eu gostei, o livro é bom, ele é um pouco deprimente mas é bom, da pra ver que o Lucas e ela são bem unidos, ele protege ela, ele quer o bem dela e da família e não gosta de ver o pai desempregado e quer ajudar ele, e guarda um segredo que ele quer contar pra ela só que ao mesmo tempo não quer decepciona-la.
    Ela passou por muitas coisas, o primeiro amor, a decepção, a falta de amigos, a única pessoa que ela podia contar tudo era o irmão e ele não contava tudo pra ela, mas ela também não contava tu da pra ele, porque o Carlos Eduardo fez um vídeo, inventou um monte de coisas sobre ela e ela não contou pra ele. Ela não estava prepara vamos se dizer assim, para passar por tantas coisas fora da realidade dela.
    Nome: Bruna Luz
    Turma: 91

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do livro o segredo do meu irmão, pois ele encanta o leitor do começo ao fim com os mistérios de como é que ela, a personagem principal, foi parar em um tipo de hospital psiquiátraco apos a morte de seu irmão em um trágico acidente de moto enfrente a sua casa, bom esse livro conta a historia de uma menina que era apegada a seu irmão, ela sofreu muito bullying no colégio e seu irmão foi ver porque ela estava sendo atacada dessa forma por seus colegas,esse foi mais ou menos como eu entendi esse livro e ainda no final a personagem acaba se matando para ir falar com o seu irmão, essa foi a parte do livro que eu mais triste poiso irmão dela só estava vendendo drogas para ajudar seu pai com as contas de casa porque seu pai perdeu o emprego então ele não deveria morrer, então aconselho vocês a lerem esse livro pois eu aposto que assim que vocês lerem vão ver seus colegas de outra forma.
    Nome: Edson e pedro
    Turma: 91

    ResponderExcluir
  9. O Segredo do meu Irmão - Cássio Pantaleoni

    Bom, primeiramente nós achamos o livro super interessante, é meio triste, mas um ótimo livro. A história é bem confusa no começo, as frases são curtas e algumas a gente demora a entender o sentido, mas depois entramos no embalo da história e fica tudo mais fácil. Achamos que Lucas não quis magoar a sua irmã, ele só queria ajudar os pais, que estavam numa crise; o pai desempregado e a mãe achando que podia fazer tudo sozinha. Também achamos super errada a atitude do Carlos Eduardo, foi muito infantil e de má fé, e a Rita e a Glorinha já são más desde o começo da trama, duas meninas desocupadas, que só ligam para á infelicidade dos outros e vivem disso. Conseguimos entender que a menina da história era muito sensível e frágil, por isso se magoava com facilidade. Ela se apaixonou por um completo idiota e depois se decepcionou com seu primeiro amor, seu pai ficou desempregado, a família ficou desestruturada, então Lucas teve uma ideia para ajudar a família a conseguir dinheiro de modo fácil: ele começou a transportar drogas de moto. No começo estava tudo bem, ele não precisava cumprir horários nem faltar às aulas. Foi aí que, em um dia chuvoso ele magoou a sua irmã, sem intenção. Depois disso, ela aparentemente enlouqueceu e foi mandada para um sanatório onde, pelo que podemos concluir, ela passou a falar consigo mesma, contou sua história para si e acabou se matando para encontrar seu irmão. Concluímos que devemos pensar duas vezes antes de praticar qualquer tipo de bullying com uma pessoa, pois isso pode se juntar à outros problemas dela e acabar causando uma tragédia.

    Nomes: Beatriz Gomes, Larissa Mello
    Turma: 91

    ResponderExcluir
  10. Nós achamos o livro complicado de se entender, interessante pois é enigmático.
    Requer atenção para conseguir um melhor entendimento da história e para não chegar a uma conclusão precipitada.
    A história que se conta é interessante e faz com que as pessoas queiram ler até om fim por ter vários segredos e por despertar a curiosidade nos leitores. O livro é pesado até mesmo para os adolescentes, mistura diversos assuntos que podem acontecer com qualquer pessoa do cotidiano. E além disso podemos levar com uma lição aquilo que aconteceu com Patricia, como o bullying pode causar coisas terríveis na vida de uma pessoa e que um simples descuido pode fazer com que a vida dessa pessoa vire uns caos.
    Achamos o livro magnífico e super estimulante para ler e querer saber mais. Muito legal mesmo!

    Nomes: Pâmela, Bruno e Gabriel.
    Turma: 81

    ResponderExcluir
  11. O livro é bem interessante,porém ele se torna um pouco triste,porque as duas principais personagens da história acabam morrendo,por fatos que também acontecem na vida real.
    A história vai ficando emocionante por causa que a Patrícia acaba sofrendo bullying na escola e o Lucas passa de bom-moço para "aviãozinho" levando e trazendo drogas e com isso ele acaba sofrendo um acidente e morre e a menina acaba passando por uma depressão que leva ao suicídio , por causa de um vídeo vazado na internet, pela morte do irmão e por outros fatos que acontecem na vida dela..................................


    Nomes: João Vítor, Mauricio e Braian Turma:81

    ResponderExcluir
  12. Neste livro o autor Cássio Pantaleoni nos mostra a história de Patrícia, uma menina de 13 anos que vê sua vida completamente mudada por uma série de acontecimentos. Seu pai desempregado, a escola se torna um inferno e seu irmão...seu irmão lhe trai.
    Achamos o livro interessante, inusitado e aborda assuntos comuns de vermos nos tempos atuais, como o tráfico de drogas, bullying, crise econômica etc. , porém, ela suicidar-se no final, foi meio que desnecessário.

    Nomes: Eduardo, Pedro, Alisson, Thiarlles e Otávio.
    Turma : 81

    ResponderExcluir